Como se Proteger do Golpe do PIX: Dicas Essenciais para Não Cair na Armadilha!

GOLPE DO PIX

A expressão genérica do “Golpe do Pix” se refere a um conjunto variado de estratégias empregadas por estelionatários para induzir indivíduos a realizar pagamentos ou transações por meio do serviço de Pix.

Tais fraudadores empregam métodos distintos e engenhosos para estabelecer contato, frequentemente por intermédio de plataformas digitais incluindo WhatsApp, mídias sociais e correios eletrônicos.

Eles comumente se apresentam sob a falsa identidade de comerciantes ou agentes de corporações (financeiras ou outras) e seduzem as pessoas com benefícios atraentes, como um artigo com desconto acentuado, um negócio de investimento consideravelmente rentável ou mesmo uma solicitação de contribuição para uma causa social.

Armados com um discurso pré-definido e elementos que fortalecem sua aparência de legitimidade (como imagens e documentos fiscais com informações modificadas), os fraudadores dialogam com os alvos, estabelecem um certo nível de confiança e, no momento oportuno, executam a fraude, comumente requisitando um Pix ou enviando uma fatura para ser quitada.

TIPOS MAIS COMUNS DE GOLPES

Invasão de Conta > Os estelionatários enviam uma Mensagem com link de acesso que direciona para um site falso que infecta o dispositivo da vítima e captura dados sigilosos, entre eles, os dados bancários. Sempre desconfie de quaisquer mensagens, links, anexos, boletos e QR Codes suspeitos; pesquise sobre a existência da oferta; entre no site oficial da empresa; verifique os canais oficiais.

Central de Atendimento Falsa

Os estelionatários entram em contato se passando por funcionários da empresa relatando algum tipo de problema e pedindo acesso à conta bancária. Fique atento à linguagem da mensagem; confira os canais oficiais das empresas; bloqueie e denuncie números suspeitos e verifique com a central oficial, nunca “clicando” em links enviados.

Clonagem de WhatsApp

Geralmente os estelionatários conseguem acesso ao WhatsApp da vítima, clonado o mesmo e assim, procedem ao envio de mensagens falsas pedindo dinheiro para seus contatos. Desconfiando de que o seu número foi clonado, Informe aos seus amigos e parentes para não enviar dinheiro; peça que verifiquem a autenticidade através de vídeo chamada. Entre em contato com seu banco imediatamente em caso de perda ou roubo do celular.

Venda Falsa

Outro golpe comum é a venda de produtos inexistentes ou investimentos falsos, com pedido de pagamento via Pix. Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado; pesquise sobre a oferta em diversos sites e confirme diretamente com a empresa sobre o produto em questão.

Pix Agendado

Os falsários efetuam a compra com pagamento agendado que é cancelado após a entrega do produto. Não envie o produto antes da confirmação do pagamento, ou evite a opção de agendamento; Confirme todos os detalhes do recibo; faça cadastro do cliente para garantir dados da cobrança.

Conta Bloqueada

Os golpistas entram em contato tentando convencer a vítima para efetuar pagamento de Pix para realização de suposto desbloqueio da conta. Desconfie de quaisquer mensagens ou ligações sobre bloqueio de sua conta, nunca faça Pix sem verificar a autenticidade da solicitação, consultando sempre seu gerente sobre essas informações.

QR Code falso

Essa modalidade de golpe consiste na ação dos criminosos que criam um código QR falso, sobrepondo o código verdadeiro. Assim, ao invés de efetuar a transação para conta esperada, o código redireciona o pagamento para uma conta distinta da originalmente pretendida pela vítima. Sempre que escanear um QR Code, especialmente para pagamentos ou transferências, confira cuidadosamente todos os detalhes da transação antes de confirmá-la com sua senha, principalmente o nome do beneficiário e o valor.

Golpe do PIX errado

O golpista envia um comprovante falso de um Pix feito para a pessoa, por WhatsApp ou e-mail, informando que fez o Pix para o destinatário errado e pede o reembolso do valor. Antes de realizar qualquer devolução de valor, verifique se de fato houve o crédito do dinheiro em sua conta para depois realizar a transação de estorno. Por segurança, também entre em contato com seu gerente para confirmar as informações.

Bug do Pix

Na internet, existe uma fraude em que delinquentes contactam suas vítimas alegando a existência de uma falha no sistema que pode ser explorada em benefício próprio. Eles instruem a transferência de um determinado valor para uma chave que fornecem, assegurando que, ao fazer isso, o indivíduo irá receber o dobro do valor transferido. Não caia nessa!

Fraude via Mensagem de Texto (Golpe do SMS)

Nessa modalidade de engano, os estelionatários mandam mensagens de texto para a vítima, prometendo reduções de preço ou benefícios para o pagamento ou parcelamento da conta do cartão de crédito. Eles solicitam que essas transações sejam realizadas através do PIX, mas, na realidade, é uma armadilha fraudulenta.

FUI VÍTIMA DO GOLPE DO PIX E AGORA?

Caso você tenha caído em um desses golpes mencionados (ou semelhante), o correto é acionar imediatamente a polícia (B.O.) e a sua instituição bancária. 

Também é aconselhável registrar uma reclamação no Banco Central contra a instituição bancária onde o falsário possui conta (aquela em que recebeu o pagamento).

Caso o seu problema não seja resolvido, você pode recorrer ao Procon, e sem prejuízo, buscar o aconselhamento de um advogado de confiança, para verificar a possibilidade de acionar o poder judiciário.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as instituições financeiras têm a obrigação de oferecer segurança nas transações feitas por seus clientes. 

Em caso de fraude ou golpe, o banco pode ter que reembolsar o cliente, dependendo da situação e da investigação do caso.

* Lembrando que cada caso é um caso, cabendo o cliente procurar um advogado especializado de sua confiança para análise de seu problema, e assim, tomar as melhoras medidas cabíveis na busca pela defesa de seus direitos.

Categorias:

Envie para alguém que precisa ler isso!